domingo, 24 de janeiro de 2010

A CONDUTA DOS PAIS NOS ESPAÇOS DESPORTIVOS

Depois de ler bastante e pesquisar sobre “a conduta dos pais no espaço desportivo” cheguei a um artigo feito pelo prestigiado Prof. Dr. Rogério Voser que resume de uma forma extremamente objectiva o que deverá ser a conduta dos pais no espaço desportivo.Para Hellstedt, (1987) o factor importante para a qualidade da participação da criança nos programas desportivos, é a conduta dos pais. Podemos dizer que a presença do pai/mãe no ambiente desportivo do filho tem um papel extremamente importante.
Ames e Archer1988) acreditam que uma das funções dos pais é a orientação dos objectivos, sendo este um suporte de apoio e de compreensão ao longo de todo o processo de formação do atleta/homem.Contudo sabe-se que a realidade é diferente e a pressão é tão grande dos pais que muitas crianças acabam por abandonar precocemente o desporto.

Segundo Smith e Smoll (1988) as atitudes e condutas dos pais em relação à participação de seus filhos nas competições são as seguintes:

A) PAIS TREINADORES: Trata-se daquele pai que fica o jogo todo a passar orientações aos atletas, sem estas estarem de acordo com a orientação do próprio treinador.Estas atitudes provoca uma confusão no comportamento da criança pois ela não sabe qual a orientação que ela deve seguir se é aquelas que foram passadas nos treinos pelo seu treinador ou se as que seu pai dá durante o jogo.

B) PAIS SUPER PROTECTORES: São aqueles que se preocupam em demasia com os filhos, geralmente acontece com as mães dos atletas, pois em certas situações acham o desporto perigoso.

C) PAIS SUPER-CRÍTICOS: É o tipo de pais que nunca estão satisfeitos com o rendimento de seus filhos, estão sempre criticando e censurando, dão a impressão que é mais “o seu jogo”, “a sua prova” ou “o seu treino” do que a actividade do seu filho.

D) PAIS NERVOSOS QUE GRITAM: São aqueles pais que dão um espectáculo na bancada, pois estão sempre gritar e reclamar de tudo e de todos, inclusive do treinador.

E) PAIS DESINTERESSADOS: Estes pais tem a característica a sua ausência permanente das actividades desportivas dos seus filhos, talvez usem os treinos e jogos como um local para deixar seus filhos.

VOCÊ É UM DESTES TIPOS DE PAIS???? Pense!Converse com seu filho!!Ele precisa de apoio....

CÓDIGO DE CONDUTA DOS PAIS

  • PERMANENCIA NA BANCADA.
  • NÃO ACONSELHE OS TÉCNICOS COMO ACTUAR.
  • NÃO FAÇA COMENTÁRIOS DEPRECEATIVOS PARA TÉCNICOS,ÁRBITROS OU OUTROS PAIS DE ATLETAS.
  • NÃO TENTE TREINAR O SEU FILHO DURANTE A COMPETIÇÃO.
  • NÃO BEBA ALCOOL NAS COMPETIÇÕES,NEM CHEGUE A UMA COMPETIÇÃO DEPOIS DE TER BEBIDO.
  • TORÇA PELA EQUIPA DO SEU FILHO.
  • MOSTRE INTERESSE,ENTUSIASMO,E APOIE O SEU FILHO (JOGANDO OU NÃO).
  • CONTROLE AS SUAS EMOÇÕES.
  • AJUDE QUANDO SOLICITADO POR TÉCNICOS

A fonte deste artigo é American sports education program, escrito por licensiados em Psicologia no Desporto Prof.Dr.Rogério Voser,com ajuda de prof.Hellsted, prof.Ames e Archer, e prof. Smith....

Lool ,para quem não tem cultura parece que até me apliquei um bocadinho...Não acham...

Espero que este artigo sirva para ajudar muita gente a compreender alguem que está nas mesmas situações que eu....

ABRAÇO A TODOS.

5 comentários:

  1. este rtigo da muito qe pensar principalmente aqeles pais confusos qe nao sabem o qe fazer ta muito bom

    ResponderEliminar
  2. Açima de tudo os pais é que dão o exemplo aos filhos, os filhos fazem o que vêm os pais fazerem, é como se fosse o "super-Homen" deles. Mas o que interessa é apoia-los nos momentos dificeis pois, quando estamos em cima temos muitos amigos mas, quando estamos em baixo é que precisamos do apoio de todos. Os pais devem ter sempre em conta a auto-estima dos filhos pois, com ela em baixo não vão a lado nenhum. Quer seja a nivel pessoal, escolar, profissional, etc devemos fazer criticas construtivas, no local certo e às pessoas certas para não os embaraçarmos. É difícil ser-se pai, mas temos de respeitar os filhos e nós nem sempre temos razão. Relativamente ao S.Mateus acho que são uns verdadeiros vencedores porque só com um treino por semana e sem campo quem fazia melhor??? São todos muito unidos, jogam sem peneiras e não passam por cima dos outros para ganhar. Respeitam sempre os adversários! Os jogadores são o reflexo do seu treinador. Aproveito para pedir aos pais para participarem mais nos jogos dos filhos visto que sei é uma garnde alegria para o meu filho ver me sempre na bancada a apoia-los INCONDICIONAMENTE.



    PARABENS S.MATEUS!!!

    ASS: Elisabete (mãe de Pedrinho)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado D.Elisabete, não me suspreende esta sua atitude visto que temos conversado e voce conhece me minimamente e sabe o que isto e estes miudos significam pra mim.
    O que se passou, passou, e não há pai nenhum, nem ninguem que me faça desistir daquilo que quero, independentemente de ter ido a baixo..
    Aproveito para agradecer estas palavras e também todo o apoio que me tem dado, voce e seu filho....
    Obrigado...
    P.S: Obrigado a todos aqueles que me apoiaram,e aqueles que não o fizeram obrigado na mesma.

    ResponderEliminar
  4. Grande D.Elisabete. Voce e GRANDE. Eu acho que voce tem razao no que escreveu pois porque eu nunca tive os meus pais a ver os meus jogos e se eles fossem ver ficaria com uma grande alegria mas a verdade e que ja estou abituado porque tenho muitas pessoas que me apoiam e que conseguem sempre elevar a minha auto-estima para que tudo me corra bem.

    ResponderEliminar
  5. Esta pesquisa que o samuel fez é muito importante.
    Concordo com a mae do pedrinho.
    Para quem sabe eu não tenhos os meus pais ca, por isso eles não podem ver os meus jogos.
    Mas sei que se eles tivessem comigo tambem não vinham ver, porque ja os conheço.
    Ja jogo fut a 7anos e eles ainda só viram 2jogos apenas isso.
    Ter os pais na bancada a dar apoio não a dicutir, é motivador pois queremos mostrar e eles o que temos valor.
    Os meus pais são um bocado do tipo "pais preocupados", pois tem medo que me aconteça alguma coisa.

    Pessoal amostrem isso aos voços pais, e que pensem que eu vou fazer o mesmo.

    ResponderEliminar