FUNDAMENTOS TÉCNICOS:
POSICIONAMENTO
É fundamento básico para o guarda redes, pois facilitará muito a defesa dos remates adversários. O posicionamento deve ser com os pés afastados na linha dos ombros.Em relação a baliza, deve ficar um pouco a frente da linha de baliza, com os braços levemente flexionados e as mãos um pouco a baixo da linha de cintura,mantendo a posição básica de uma forma confortavél, que permita uma melhor concentração e facilite a sua velocidade de reacção.
Um bom posicionamento é importante para facilitar a defesa, pois um bom guarda redes não é aquele que faz quedas para a fotografia mas sim aquele que realiza o menor numero de esforço para realizar defesas.O posicionamento divide se em frontal e lateral de acordo com posição da bola.
DESLOCAMENTO
O guarda redes desloca-se lateralmente sem cruzar os pés e sem encostar um pé no outro. Numa situação próxima de defesa , o deslocamento de deve ser feito na ponta dos pés, facilitando o desequilíbrio do corpo para uma acção de defesa. A impulsão para o deslocamento é feita com a perna contrária ao deslocamento e em relação á baliza, deve descrever um trajecto de semicírculo entre um poste e outro. Pode ser realizado de uma forma simples ,lateral ou em saltitos,na posição básica , dependendo da situação em que a acção se desenvolver.
DEFESAS
As defesas de bolas são divididas em três tipos,sendo classificadas de acordo com a altura que a bola chega ao guarda redes. Nas defesas, ambas as mãos devem receber a bola , em todas as situações, o contacto deve ser feito com as palmas da mão,usando os dedos para comprimir a bola para que esta não escape. Após qualquer defesa, leva se a bola junto ao corpo para maior segurança em relação ao seu controle.
DEFESA ALTA: Deve ser realizada quando a bola vai da linha do peito para cima. A bola deve ser recebida com as mãos e os braços em forma de triângulo e , após a recepção, deve ser levada junto ao peito para melhor protecção, sendo isto realizado com um dos pés atrás , para aumentar o equilíbrio do corpo.
DEFESA MÉDIA: Nesta defesa os braços ficam flectidos junto ao corpo e as mãos posicionam-se na linha da cintura, em forma de concha, com a palma da mão voltada para cima e os dedos apontar para baixo. Após a recepção, o guarda redes deve proteger a bola junto do abdómen e uma das pernas deve de ir para trás aumentando a base de equilíbrio do corpo.
DEFESA BAIXA: Nesta defesa o guarda redes, o guarda redes deve flexionar as pernas encostando um dos joelhos ao chão. O joelho que vai ao chão tem sempre como referencia a posição do remate, sendo que as mãos devem receber a bola em forma de concha, com o tronco levemente flexionado e posicionadas á frente da perna que realizou a flexão, com o joelho no chão.Em relação a posição dos remates, estas defesas podem ser classificadas como frontais e laterais, onde se leva em consideração a posição do joelho que vai ao solo para execução de uma defesa mais segura.
Sem comentários:
Enviar um comentário